sábado, 20 de abril de 2013

Seção 17.2

As treze autônomas colônias americanas.
Figura 1: As treze colônias tinham alta autonomia, criando suas próprias leis e vetando as que vinham da Inglaterra. Após a década de 1760, burguesia inglesa passa a ver a América como fonte de matéria-prima e um potencial mercado consumidor.









A parte vermelha no mapa representa o local para
onde a Coroa inglesa queria expandir seus domínios.





Figura 2: A Coroa inglesa queria expandir seus domínios americanos para o oeste, enquanto que os colonos queriam desfrutar apenas da parte leste do continente.




Figura 3: Inglaterra aumentou a carga de tributos para compensar os gastos da guerra contra os franceses e estreitar o controle metropolitano. Essas leis limitavam a produção de manufaturados, ampliando o mercado consumidor dos manufaturados ingleses.

Aumento dos tributos.


Festa do Chá de Boston.
Figura 4: Os colonos se manifestaram com ataques a instituições inglesas, tendo como a Festa do Chá de Boston o episódio mais conhecido. Para conter a população, a metrópole adotou as Leis Intoleráveis. Mais tarde, no Primeiro Congresso Continental, os colonos repudiaram as Leis Intoleráveis, no qual o governo inglês respondeu aumentando a sua presença militar na América. Para esta, os colonos realizaram o Segundo Congresso Continental, na qual viram ser impossível negociar com os britânicos e defenderam a emancipação.


Thomas Jefferson (1743 - 1826).
Figura 5: Em 1776, foi então proclamada a independência dos Estados Unidos com documentos elaborados sob a supervisão de Thomas Jefferson. Logo após a declaração da independência começaram discussões sobre a elaboração de uma nova constituição. O Congresso Continental aprovou uma constituição que  estabelecia um regime presidencialista e o equilíbrio entre os três poderes: o executivo, o judiciário e o legislativo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário